quinta-feira, 30 de junho de 2011

Você é favor ou contra a reeleição para cargos eletivos?

Fiz essa pergunta em minha pagina no Facebook  e recebi manifestações importantes.

Ao  analisar o conteúdo das opiniões concluo que a discussão vai muito além do contra ou a favor, e fiquei muito feliz ao perceber que existem muitas pessoas atentas ao atual momento da politica brasileira.
Percebo que grande parte das pessoas esta cansada de tanta hipocrisia e corrupção e se as opiniões divergem no quesito contra ou a favor, todos concordam que a corrupção e a omissão precisam acabar, ou serem reduzidas a índices mais suportáveis.

A maioria se manifestou contrária a reeleição, porém até poderiam tolerar um mesmo político em mais de um mandato, caso ele fosse competente.

Outro dia perguntei a um amigo, professor e especialista em Direito Constitucional, sobre essa sensação de impunidade e avalanches de escândalos no meio político: sempre foi assim, ou aconteciam e não tínhamos conhecimento? Ele respondeu que a politica sempre teve seus momentos nevrálgicos, mas que em toda a recente historia da democracia brasileira, nunca foram tão expostos.

Ele me explicou que a sociedade está mais atenta, entretanto ainda não aprendeu a cobrar efetivamente a mudança. Não aprendeu a participar. A imprensa livre e a liberdade de expressão no Brasil ajudam a difundir os escândalos, mas ainda precisamos amadurecer muito o nosso sentimento patriota.

Gostamos de fazer comparativos com outros países. Comumente comentamos que a China é a maior potencia econômica do Planeta porque os chineses são trabalhadores e admiramos a garra dos americanos em transformar oportunidades em dinheiro.

Achamos o máximo fazer turismo em Wall Street – mais importante centro financeiro e econômico do Mundo – e ficamos maravilhados quando no governo passado, Luiz Inácio declarou ter emprestado dinheiro ao FMI. É o máximo estarmos ao lado das grandes potencias...mas por que não somos também uma grande potencia?

Não aprofundamos nossa busca para conhecer o que os torna gigantes. O poderio dos EUA e da China, só é real porque o povo desses países é altamente politizado e envolvido nas causas coletivas.

Os executivos destes países contratam os melhores CEOs e as empresas prezam por valorizar seu crescimento individual. Os americanos e os chineses recebem educação pública de qualidade e quando não os tem, protestam nas ruas, derrubam governantes e mudam o contexto.

O diretor do FMI foi recentemente demitido do cargo após ser acusado de crime sexual. Silvio Berlusconi também enfrenta constantes protestos na Itália por acusação de corrupção e crimes sexuais. O povo grego nos últimos dias têm marcado presença maciça nas ruas de Atenas e protestam contra o pacote que inclui demissões em massa e aumento dos impostos. Em todos estes exemplos, o povo esta presente, ativo, fazendo valer a sua voz e seu poder!

É o patriotismo dos chineses que torna a China uma potencia! É o patriotismo ávido por mudanças dos americanos que derruba o preconceito e elege o primeiro presidente negro da história. É o patriotismo dos italianos que derruba a proteção jurídica que impedia o primeiro ministro de comparecer aos tribunais e o coloca no banco dos réus.

Por esses e tantos outros exemplos, tenho pensado, por onde anda o patriotismo dos brasileiros? Por aqui, as filas nos hospitais são gigantescas e enquanto escrevo esta coluna, pelo menos cinco pessoas morreram em filas do SUS esperando atendimento médico.

Em Santa Catarina alunos da rede pública estadual estão fora da sala de aula há 40 dias, o ano letivo está comprometido e os únicos que vejo protestar são os professores. Os pais e “amigos da escola”, nesta hora não colocam a “cara para bater”. Pelo contrário, alguns inclusive criticam e esvaziam o movimento.

A corrupção corre solta. Os escândalos estampam os principais jornais todos os dias. Ministro do Turismo é denunciado por usar dinheiro publico em motel. Homem de confiança da Dilma é denunciado por enriquecimento ilícito, nega e mesmo diante de provas incontestáveis resolve pedir demissão para escapar de processo. Funcionários gozando de plena saúde recebem pensão por invalidez em Santa Catarina, procuradores denunciam e Tribunal de Contas faz vistas grossas. O assunto vem a tona depois de anos e logo cai no esquecimento. Em nenhum destes casos, vejo o patriotismo do brasileiro aflorar!

Em qualquer outro lugar do mundo, um ex-deputado federal ao ser acusado de pedofilia e compra de virgindade seria expulso da vida publica e mofaria em uma cela. Mas por aqui é considerado normal se ele voltar a concorrer e vencer as eleições daqui alguns anos. Alias, o caso Nelson Goetten caiu no esquecimento da imprensa e da população, depois de outro envolvido ter dito em depoimento à policia que outros figurões da politica catarinense também estiveram envolvidos nas orgias com meninas de 13 anos.

Outro dia vi num banner que coloria um discurso da Dilma Roussef a frase: Brasil, um País sem pobreza”. Será que nossa presidente e seus marqueteiros vivem no mesmo Brasil que eu e você? No meu Brasil ainda vejo muita pobreza, principalmente intelectual, já que é perceptível a campanha velada das autoridades para tornar o brasileiro cada vez mais ignorante e sem opinião própria.

Estou procurando. Estou aprendendo, observando. Procuro ouvir as pessoas que se manifestam. Estamos todos cansados de ser enganados, disso não tenho dúvidas. Porém tenho me perguntado: o que temos feito efetivamente para mudar esta triste realidade?





Um comentário:

  1. Elaine o que anda faltando nesta classe é vergonha na cara,honestidade e respeito com o eleitor!
    Respeito com o cidadão de bem, trabalhador e pagador de impostos!!
    Impostos estes que deveriam ser gerenciados com competencia e não são!!!
    Somos vitimas de um governo estupido e enrustido!
    Devemos cada cidadão, a cada dia manifestar sua insatisfação,perante o maior numero de pessoas possiveis, conversando pessoalmente,usando a internet e etc...o que não podemos é ficar calados!!
    Elaine parabens pelos seus comentários todo dia em seu programa,continue assim e não desista de lutar por um Brasil melhor,vç tem uma ferramenta importante em suas mãos.

    obs.Sou totalmente a favor da mudança geral na politica de ocupação de cargos publicos.

    Lá do rio grande-Bal.Camboriu-SC

    ResponderExcluir