segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Rádio Transamérica FM pega carona na Semana Nacional do Trânsito 2010 e realiza ações de conscientização

Antenada como deve ser uma emissora de rádio, a Transamérica FM de Balneário Camboriú está participando da Semana Nacional de Transito 2010. A campanha de conscientização segue os padrões do Denatran com o tema: CINTO DE SEGURANÇA E CADEIRINHA.
Durante esta semana, serão realizadas sérires de entrevistas nos programas jornalísticos da emissora, onde estaremos juntamente com os colegas James Moura e Aderbal Machado, entrevistando autoridades sobre o assunto e abordando o tema de uma forma  bem abrangente, trazendo estatísticas e a nossa realiadade local.
Acompanhe na durante a programação da Transamérica FM (99,7) as entrevistas, esteja atento as regras de trânsito e seja um condutor consciente!

A CAMPANHA - A redução das lesões e mortes no trânsito é um desafio mundial. Mais de um milhão de pessoas de todas as nações são vítimas fatais de acidentes de trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), há cinco fatores que causam o maior número de mortes e lesões no trânsito entre os quais está a não utilização do cinto de segurança.
Os acidentes de trânsito representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2008 foram registradas 22.472 vítimas não fatais de acidentes de trânsito, com idade entre 0 e 12 anos de idade e 802 vítimas fatais de mesma faixa etária (Dados Denatran).
Dentre estes acidentes de trânsito, estão os que vitimam a criança na condição de passageira de veículos. Neste caso é exatamente o uso do dispositivo de retenção, popularmente conhecido como bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação, que pode diminuir drasticamente as chances de lesões graves – e de morte – no caso de uma colisão.
O uso do cinto de segurança não é a forma mais segura para transporte de crianças em veículos, pois foi desenvolvido para pessoas com no mínimo 1,45 de altura. Por este motivo é necessário o uso de um dispositivo de retenção adequado às condições da criança.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) realizou um levantamento de dados constituídos a partir da pesquisa “A balada, a carona e a Lei Seca”, realizado em 2009, em seis capitais brasileiras, onde registrou que apenas 2 em cada 10 jovens do ensino médio usam SEMPRE o cinto de segurança.
O tema “CINTO DE SEGURANÇA E CADEIRINHA”, da Semana Nacional de Trânsito de 2010, possibilitará que os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito promovam, à população em geral, ações de segurança a partir de um aspecto pontual. É uma oportunidade para suscitar reflexões, incentivar discussões e criar atividades que explorem com profundidade a real importância e necessidade do uso do cinto de segurança e dos dispositivos de retenção adequado às condições da criança. (Fonte ALFREDO PERES DA SILVA - Presidente do Contran e Diretor do Denatran)

Um comentário:

  1. Oi Elaine. Parabéns pelo excelente programa. Foi uma grande satisfação participar do seu programa abordando as questões da da educação brasileira. Prof. Cláudio Silva

    ResponderExcluir