segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Clima tenso no PSDB

O PSDB de Balneário Camboriu (reduto eleitoral do ex governador Leonel Pavan) vem passando por momentos de turbulência. A discussão partidária ganhou força durante a ultima eleição, quando uma das lideranças mais votadas do partido, o vereador Dão Koeddermann, abriu mão da candidatura a deputado federal pelo PSDB e declarou apoio ao DEM. A decisão de apoiar outro partido, e não o seu próprio, foi estimulada - de acordo com o próprio vereador - pelo descumprimento de um acordo interno, que daria a ele a preferência na corrida pelo cargo.

Racha na bancada
A disputa interna entre os vereadores tucanos Dão Koeddermann e Fabricio Oliveira ganhou as ruas, e ao ultrapassar as paredes do diretório municipal, trouxe a tona alguns descontentamentos partidários. Dão Koeddermann alega que está desprestigiado dentro do partido, pois não houve cumprimento do acordo que deveria ter lhe lançado candidato a deputado federal. Fabricio Oliveira, que acabou concorrendo, não chegou lá e com o desgaste da “briga interna” com Dão, também saiu chamuscado.

Falta liderança
Em meu programa na Radio Transamérica hoje o vereador Dão Koeddermann atribuiu o racha no ninho tucano à falta de uma liderança partidária. Mesmo descontente ele continua filiado no PSDB, mas mantêm um namoro firme com o DEM, desde a eleição, quando apoiou declaradamente Cesar Souza e Paulo Bornhausen, ambos Democratas. Na semana passada o DEM de Balneário Camboriú fechou acordo com o prefeito Edson Renato Dias, e a situação de Koeddermann ficou nefrálgica. Edson Renato Dias sempre foi, e ainda é, o principal adversário político do PSDB Municipal. Saia mais que justa. Koeddermann vai ter de optar já que sua permanência do PSDB parece estar cada vez mais difícil.

Sem vitimas
O deputado Dado Cherem, reeleito nas ultimas eleições e uma das principais lideranças do ninho tucano, tem manifestado sua decepção com a atual postura de alguns partidários. Recentemente ouvi do próprio Dado Cherem que “não há mais espaço para aqueles que se colocam como vitimas das situações”. Dado vem cobrando uma postura alinhada com o partido e defende que não há mais espaço para comportamentos que colocam em cheque a credibilidade e a ideologia partidária. “Vou exigir do partido para que se posicione como oposição”, enfatiza.

Ninho super aquecido
Na próxima segunda-feira (24), a Executiva Municipal do PSDB deve se reunir para decidir o rumo do partido. O vereador Dão Koeddermann foi convocado e disse em primeira mão a esta colunista que vai estar presente na reunião. O encontro vai ser quente. Alguns tucanos estão com as “barbas de molho”, e passarão o final de semana articulando estratégias. Ninguém quer sair sem razão desta história.

Lamentável
  muitos anos venho acompanhando os encaminhamentos políticos em Balneário Camboriú. Ao prestar atenção nos partidos e na postura de determinados políticos, posso afirmar que a além de faltar lideranças partidárias, faltam também ética e ideologia. Tomo a liberdade de generalizar e palpitar que a militância político partidária na Cidade há tempo anda descompassada. Não posso apontar um único partido realmente forte, coeso, unido e com lideranças preocupadas com a coletividade. O que se tem acompanhado é um emaranhado de discursos mentirosos e atitudes personalistas, onde quem ganha é o individual. Está difícil saber quem é quem, e, quem está com quem nesse jogo de interesses. Que a politica partidária sempre teve seus altos e baixos, todos concordam. Entretanto, de uns anos para cá, os nobres representantes do povo andam abusando com seus comportamentos negativos e questionáveis. A coisa anda solta, maldosa e cada vez mais desestimulante.



2 comentários:

  1. Tudo que você esta vendo acontecer em Balneário Camboriu vem acontecendo em todas as regiões de Santa Catarina. E esse é o maior legado deixado por Luiz Henrique da Silveira para a política Catarinense, o personalismo, a maldade, a falta de ideário político e principalmente a o abandono da ética.
    Blog: http://entreasentranhas.blogspot.com/

    ResponderExcluir